A BMW AG é uma fabricante alemã de carros, motocicletas e motores. A BMW está sediada em Munique, Alemanha. O lema da BMW é Freude am Fahren - dirigir com prazer. Para os países de língua inglesa, outro lema foi cunhado - The Ultimate Driving Machine - A máquina de condução definitiva.
A história da BMW remonta a 1913, quando o engenheiro alemão Karl Friedrich Rapp fundou a empresa de fabricação de motores de aeronaves Rapp Motorenwerk. Posteriormente, com base nesta empresa, foi criada uma nova empresa - Bayerische Motoren Werke - BMW GmbH, e oficialmente registrada em 1917. Um ano depois, a empresa foi transformada em sociedade anônima - BMW AG. Foi assim que surgiu a abreviatura BMW.
Ainda há um debate acalorado sobre o que o logotipo da BMW realmente significa. Algumas pessoas pensam que o logotipo da BMW é uma hélice estilizada, e outros que era necessário refletir as origens bávaras da BMW no logotipo. Portanto, os quatro setores do círculo interno do logotipo são feitos nas cores da Baviera - branco e azul. Na verdade, são as cores da Baviera.
Como você pode ver, a BMW fez motores não apenas para aeronaves, mas também para caminhões e barcos<. Durante a Primeira Guerra Mundial, a demanda por motores era grande e as coisas estavam indo bem para a BMW, mas depois da Primeira Guerra Mundial, como você sabe, o Tratado de Versalhes foi concluído e uma das cláusulas desse tratado foi a proibição da Alemanha sobre o produção de aeronaves e motores para eles. E assim, para manter a empresa de alguma forma, a BMW foi obrigada a passar para a produção de produtos agrícolas, freios para trens, etc.
Em 1923, no
Em 1928, a BMW comprou a fábrica de automóveis em Eisenach, na Turíngia, e com ela os direitos de fabricar uma cópia licenciada do carro britânico Austin 7 da Austin Motor Company. E em 1929 foi produzido o primeiro carro da empresa BMW Dixi, cópia do Austin 7. A plataforma BMW Dixi também foi usada para produzir os BMW 309, 315, 319 e 329.
Em 1936, a BMW produziu o primeiro carro esportivo, o BMW 328. O BMW 328 foi inovador para a época, com chassi de alumínio, quadro tubular e câmara de combustão do motor hemisférico, o que garantiu maior durabilidade e eficiência no funcionamento dos pistões e válvulas. O BMW 328 foi o vencedor de muitas competições esportivas da época.
Desde 1933, a BMW é fornecedora de motores de aeronaves para a Luftwaffe. Com a eclosão da Segunda Guerra Mundial em 1941, a BMW deixou de produzir carros e lançou a produção de jipes, motocicletas, canhões de tanques e outros equipamentos militares para o exército. Mas os motores de aeronaves de produção ainda eram uma prioridade, por exemplo, a BMW produzia motores para aeronaves Messerschmitt, Focke-Wulf, Junkers e assim por diante. E a motocicleta mais famosa da Segunda Guerra Mundial foi a motocicleta R75, que foi produzida pela BMW para a Wehrmacht. Os engenheiros da BMW também fizeram grandes avanços no desenvolvimento de motores a jato para aeronaves militares e mísseis. Houve até desenvolvimentos de armas de foguete táticas para infantaria e aviação, que não estavam disponíveis então para os países da coalizão anti-Hitler.
Sabe-se também que a BMW durante a Segunda Guerra Mundial fez uso extensivo do trabalho de trabalhadores forçados e prisioneiros de campos de concentração. Devido ao aumento da demanda por motores de aeronaves durante a guerra, a BMW teve que expandir ou construir novas fábricas. Por exemplo, esses trabalhadores foram alojados no campo satélite Munich-Allach do campo de concentração de Dachau. Dezenas de milhares de pessoas trabalhavam na fábrica em Allach, mais da metade das quais eram prisioneiras de campos de concentração.
A empresa BMW, que foi poderosa durante a guerra, encontrou-se em uma condição crítica após a guerra. Quase todas as fábricas da BMW foram destruídas pelo bombardeio da coalizão anti-Hitler ou desmanteladas. A documentação foi confiscada e os equipamentos retirados. Também a BMW foi proibida de fabricar motores de aeronaves. Como outras empresas automobilísticas alemãs, a BMW levou anos para reconstruir, e não foi até 1948 que a BMW conseguiu reconstruir uma de suas fábricas destruídas em Munique e iniciar a produção da motocicleta R24 com um motor monocilíndrico recém-desenvolvido. O próximo modelo R25 já tinha um motor de dois cilindros.
Em 1951, a BMW lançou seu primeiro carro do pós-guerra, o BMW 501. E o primeiro carro produzido em massa, o BMW Isetta, foi lançado pela BMW em 1956, cujos direitos foram comprados da empresa italiana Iso. E então em 1956 - modelos de carros esportivos BMW 503 e 507, e em 1959 o modelo BMW 700 - o primeiro grande sucesso de série da BMW.
Hoje, a BMW é uma das maiores fabricantes de automóveis e motocicletas do mundo, com muitas fábricas não apenas na Alemanha, mas em todo o mundo. A BMW também é fornecedora de motores para a Fórmula 1. Em 1994, a BMW compra o Rover Group, que acabou sendo o pior investimento de capital da história da BMW e trouxe apenas perdas. Em 2000, a BMW alienou os ativos da Rover, deixando apenas a marca MINI. Em 2003, a BMW comprou a Rolls-Royce e no mesmo ano uma joint venture foi formada com a Brilliance China Auto - BMW Brilliance Automotive.