A Toyota Motor Corporation é a maior corporação automotiva do Japão. É a parte principal da empresa pública Toyota Group. A sede da empresa está localizada em Toyota, Aichi Prefecture, Japão.
A história da Toyota começou em 1924, quando um empresário japonês, Sakichi Toyoda, inventou um tear automático que parava sozinho caso houvesse algum problema de quebra de fio. A produção de máquinas operatrizes foi estabelecida em uma pequena oficina própria, a empresa se chamava Toyoda Automatic Loom Works. Em 1929, a patente do tear foi vendida para uma empresa britânica e o capital da venda da patente foi investido na indústria automobilística. No mesmo ano, Kiichiro Toyoda, filho de Sakichi Toyoda, viajou para a Europa e os Estados Unidos para estudar negócios automotivos e fabricação de automóveis. E já em 1930 começou a desenvolver seus próprios carros com motor a gasolina. Dentro da empresa, foi criado um novo departamento, do qual Kiichiro Toyoda passou a ser o diretor. E mais tarde, em 1937, uma empresa de fabricação de automóveis separada, a Toyota Motor Co., foi fundada. Assim nasceu o Toyota que conhecemos hoje.
Em 1934, a Toyota lançou seu primeiro motor a gasolina, o Modelo A, que foi instalado em 1935 no primeiro carro Toyota A1 e depois no caminhão G1. E a produção do segundo modelo Toyota AA começou no próximo 1936. Os primeiros modelos Toyota eram semelhantes aos modelos americanos da Dodge e Chevrolet. Depois disso, as autoridades japonesas proibiram a importação de carros americanos, o que contribuiu para o sucesso das vendas dos carros Toyota.
Durante a Segunda Guerra Mundial, a Toyota interrompeu quase completamente a produção de carros civis e passou a produzir equipamentos para o Exército Imperial Japonês. A Toyota produzia viaturas blindadas, viaturas anfíbias todo-o-terreno, mas a produção de camiões militares para as necessidades do exército e da marinha era uma prioridade. Mas devido a uma escassez aguda de matérias-primas e componentes, foi necessário produzir equipamentos na configuração básica, economizando em tudo, por exemplo, a Toyota produziu caminhões com um farol.
As fábricas da Toyota foram seriamente danificadas pelos bombardeios aliados durante a Segunda Guerra Mundial. Além disso, após a rendição do Japão em 14 de agosto de 1945, as forças de ocupação lideradas pelos Estados Unidos proibiram a produção de automóveis de passageiros no Japão. Mas a produção de caminhões para a restauração da infraestrutura foi permitida. Também foi assinado um contrato com a Toyota para o reparo de equipamentos militares americanos. Mas em 1947, com o início da Guerra Fria entre os EUA e a URSS, as prioridades da América mudaram para a aquisição de um aliado no Japão, em vez de punição.
Em 1947, a Toyota lançou o primeiro carro do pós-guerra , o modelo SA. E já em 1949, todas as restrições à produção de automóveis de passageiros no Japão foram suspensas. No início da década de 1950, a Toyota saiu da crise, mas teve que fechar algumas fábricas e demitir trabalhadores. Quando a Guerra da Coréia começou, a Toyota recebeu um pedido de 1.000 caminhões do Exército dos EUA. E esse pedido ajudou a melhorar o desempenho da empresa.
Em 1950, executivos da Toyota, incluindo o primo de Kiichiro, Eiji Toyoda, fizeram uma viagem aos Estados Unidos da América, onde receberam treinamento da Ford Motor Company e observaram o trabalho de dezenas de fabricantes americanos. Os conhecimentos adquiridos durante a viagem levaram ao Toyota Way, filosofia de gestão e sistema de produção da Toyota, que se baseia na prática da manufatura enxuta, que tornou a empresa líder no setor automotivo.
A história do logotipo da Toyota começa em 1937. O primeiro logotipo da Toyota é uma inscrição Toyoda vermelha em um retângulo colocado dentro de um octógono semelhante a um diamante. Em 1949, a Toyota tem um novo logotipo, redondo e vermelho, com uma linha branca. Dentro está o sobrenome do fundador da Toyota em japonês. De 1958 a 1989, apenas a inscrição Toyota, apenas a fonte e a cor mudam. Em 1989, um símbolo gráfico familiar é adicionado às letras da Toyota: ovais que se cruzam representam a conexão entre o coração dos clientes e o coração da empresa. Eles também simbolizam uma relação de confiança forte e benevolente. Além disso, os ovais se dobram em um T arredondado, a primeira letra do sobrenome do fundador.
Em 1957, o Toyota Crown tornou-se o primeiro carro japonês a ser exportado para as Américas e para o Brasil. Em 1959, a cidade de Koromo, onde estão localizadas as fábricas e a sede da Toyota, passou a se chamar Toyota. Na década de 1960, a Toyota começou a se expandir rapidamente. O primeiro carro Toyota produzido fora do Japão saiu da linha de montagem em 1963 em Melbourne, na Austrália. No próprio Japão, os carros Toyota se tornaram os mais vendidos. Assim, em 1992, a Toyota representava 40% dos carros vendidos no Japão. A Toyota Motor é hoje a maior montadora do mundo e divide a liderança com a General Motors e a Volkswagen.